Infraestrutura
30/12/2015 - 08:59 atualizado em 07/05/2020 - 10:33
O Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal compartilha com o curso de graduação em Geografia do ICHPO os espaços destinados aos laboratórios de ensino e pesquisa. Dessa maneira, além de otimizar o uso dos espaços físicos e da infraestrutura em geral da instituição, esse compartilhamento possibilita maior integração entre os alunos e docentes da graduação e da pós-graduação.
Ao todo, são 9 (nove) laboratórios que garantem suporte às atividades desenvolvidas na pós-graduação. Nestes espaços a interação entre docentes, técnicos e discentes da graduação (principalmente bolsistas dos programas PIBIC, PIVIC, PIBIT, PET entre outros) e pesquisadores da pós-graduação têm se intensificado, favorecendo um ambiente propício para a troca de experiências e produção de conhecimento científico.
- LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA (LABCARTO): Tem como objetivo a compreensão da importância dos aspectos cartográficos tanto na evolução histórica quanto na atualidade, bem como sua aplicabilidade nos diversos ramos da ciência geográfica e demais áreas do conhecimento. O LABCARTO conta com um acervo de cartas topográficas da região em diversas escalas, aparelhos de GPS, mapas, computadores, entre outros produtos cartográficos que dão suporte às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no curso de graduação e no Mestrado em Geografia do ICHPO.
- LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO (LABGEO): Possui o objetivo de fomentar a pesquisa de docentes e discentes que buscam compreender a dinâmica do espaço geográfico a partir do emprego de técnicas de geoprocessamento associadas utilização de produtos de sensoriamento remoto. Desenvolvem-se neste laboratório as mais variadas pesquisas sobre mapeamentos de uso da terra, modelos de representação espacial, análises espaciais, fluxos, dentre outros. O espaço é equipado com computadores, GPS, softwares, imagens de satélite, e outros equipamentos que podem ser utilizados nas aulas práticas da graduação e do PPGEP, bem como pelos pesquisadores da UFU e/ou de demais Programas de Pós-graduação que almejem parcerias na realização de pesquisas.
- LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA (LABAGRA): O LABAGRA tem como objetivo principal realizar ensino, pesquisa e extensão sobre temáticas relacionadas ao espaço rural e à evolução da agricultura, bem como sobre relação cidade-campo, movimentos sociais no campo e relações de trabalho no campo, agroindústrias, dentre outras temáticas afins, contribuindo nas atividades desenvolvidas na graduação e no Mestrado em Geografia do ICHPO/UFU, bem como integrando docentes, discentes e técnicos desta instituição de ensino e a comunidade.
- LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA URBANA (LABURB): O LABURB tem como objetivo principal o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados a questões e problemas urbanos e suas relações com o desenvolvimento local e regional a partir de estudos relacionados a processos de urbanização, dinâmica socioespacial de cidades pequenas e médias, relações cidade-campo, interações e articulações entre escalas espaciais na perspectiva do território, auxiliando alunos, professores e pesquisadores da graduação e do PPGEP.
- LABORATÓRIO DE ESTUDO E PESQUISA EM PEDOLOGIA, GEOMORFOLOGIA E ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA (PEDOGEO): Tem por objetivos: Promover a construção do conhecimento geográfico, voltado aos aspectos naturais e socioambientais a partir de aulas teóricas, expositivas e práticas; articular a cooperação entre a Universidade e instituições de ensino formais e não formais. Articular também a cooperação com outras Universidades que desenvolvam pesquisas, extensão e ensino nas diferentes áreas da Ciência Geográfica; Amparar fóruns de discussão, bem como grupos de estudo sobre temáticas geográficas; Amparar projetos de pesquisa e extensão e ensino das diversas áreas do conhecimento, promovendo o incentivo à Ciência Geográfica; Dar suporte a promoção de cursos, seminários, congressos e outros eventos de capacitação, informação e difusão de conhecimentos técnico-científicos; Desenvolver mecanismos de divulgação e produção de experiências realizadas no Laboratório de Geomorfologia e Solos – PEDOGEO e dos grupos de pesquisas vinculados como o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA); Intermediar o contato para elaboração e efetivação de convênios, acordos e outras formas de estabelecer relações entre o Laboratório de Geomorfologia e Solos - PEDOGEO e demais instituições de ensino, pesquisa e extensão, fomento ou financiamento para a viabilização das atividades propostas e o cumprimento dos objetivos aqui definidos.
- LABORATÓRIO DE ESTUDO E PESQUISA EM CLIMATOLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS (LABCLIM): Desenvolve suas atividades na Universidade Federal de Uberlândia no Campus Pontal, onde realiza estudos e monitoramento das condições meteorológicas, bem como a evolução dos sistemas atmosféricos regionais e sua influência tanto no campo, como nos ambientes urbanos. Desenvolve pesquisas no âmbito da Climatologia Geográfica (clima urbano, Clima regional, etc.) e na Climatologia Médica (Influência do clima no sistema saúde-doença) da população da região do Pontal do Triângulo Mineiro. Conta com um acervo bibliográfico, materiais e instrumentos disponíveis para trabalhos de campo para consulta e empréstimo aos frequentadores do laboratório, bem como oferece suporte logístico às disciplinas da graduação e do PPGEP vinculadas à temática.
- LABORATÓRIO DE GEOLOGIA (LABGEOL): Possui o objetivo de oferecer apoio acadêmico- pedagógico e de infra-estrutura às aulas e pesquisas realizadas no curso de graduação e pelo Mestrado em Geografia e, ainda, apoiar as iniciativas de pesquisas relacionadas à Geologia, Mineralogia e Geodiversidade.
- LABORATÓRIO DE GESTÃO AMBIENTAL APLICADA ÀS BACIAS HIDROGRÁFICAS (GEAB): O GEAB foi criado com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo da hidrogreografia, geomorfologia fluvial, neotectônica, visando integrar e gerenciar dados e/ou informações com referência espacial, além de aplicar métodos e técnicas vinculadas ao desenvolvimento regional. Estas atividades contam com o apoio de técnicos e estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, assim como outros faculdades e Programas de Pós-Graduação de áreas afins da Universidade. Todas as atividades são desenvolvidas com projetos de pesquisa que pretendem promover a formação científica aplicada à gestão e análise integrada em bacias hidrográficas.
- LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA (LABEN): Este laboratório visa a elaboração de material didático e o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo professores do curso de Geografia e do PPGEP, alunos e professores das redes públicas e privada. Propiciando dessa maneira, a troca de experiências entre as pessoas envolvidas primando pela busca da contextualização associando teoria/prática na permanente (re)construção do conhecimento.
O PPGEP também conta com grupos de pesquisa instalados em edificações cujos espaços são destinados exclusivamente para a realização de pesquisas, são eles:
- NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO A MAPEAMENTO AMBIENTAL (NEPEGAMA): instalado em uma sala com área de 64m² em um prédio popularmente conhecido como CT-Infra1 e construído, exclusivamente, para a pesquisa com recursos do edital MCT/FINEP/Ação transversal CAMPI REGIONAIS 03/2007. É coordenado por Roberto Barboza Castanho e conta com 15 computadores, softwares de geoprocessamento, 02 mesas para reunião, a infraestrutura necessária para auxiliar a pesquisa acerca de temas diversos. Além dos docentes e discentes do ICHPO/UFU, o espaço está aberto para receber pesquisadores vinculados a diferentes grupos de pesquisa, sejam brasileiros ou estrangeiros. O NEPEGAMA é um dos laboratórios da proposta intitulada LABFACIP (MCT/FINEP/Ação transversal CAMPI REGIONAIS 03/2007) que contemplou um conjunto de laboratórios integrados ocupando uma área total de 788 m2, que inclui docentes dos cursos de Geografia, História, Matemática, Química, Física e Biologia. O LABFACIP conta ainda com o Laboratório Multidisciplinar de Computação e Centro Computacional de Alto Desempenho.
- NÚCLEO DE PESQUISAS TERRITORIAIS (NUPET): O NUPET é um grupo de pesquisas cadastrado no CNPq, ao qual possui como sede uma sala de 32 m2 construída com recursos provenientes da aprovação do edital MCT/FINEP/CT-INFRA - NOVOS CAMPI 02/2008 em ambiente climatizado e equipado com computadores, impressora, softwares, mesas, cadeiras e armários, necessários ao suporte das atividades de pesquisa dos docentes integrantes do núcleo. O NUPET é um dos 7 (sete) laboratórios construídos na proposta aprovada pelo edital MCT/FINEP/CT-INFRA (NOVOS CAMPI 02/2008) e denominada de LAMEDIS, também denominado CT-Infra 2, que engloba diversos núcleos e grupos de pesquisas dos cursos de Geografia, História, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, além de espaços interdisciplinares, como uma sala de videoconferência e um estúdio para gravação e tratamento de dados de imagem e som.
- EDIFÍCIO DE SUPORTE LABORATORIAL (ESL-PONTAL): é um prédio de cerca de 900 m2 conhecido como CT-Infra 3 que engloba uma série de laboratórios e grupos de pesquisa. Foi construído com recursos aprovados na CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-INFRA - CAMPI REGIONAIS - 01/2010, e apresenta espaços multidisciplinares para utilização dos pesquisadores de todo o Campus Pontal.
- GRUPO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) INSTITUCIONAL DO CURSO DE GEOGRAFIA DO ICHPO/UFU: o grupo existe desde o segundo semestre de 2009 e possui edital para coordenação a cada 2 anos. Conta com espaço físico próprio, com 16 m2 no Bloco B, do Campus Pontal. O PET está estruturado com os seguintes equipamentos: oito computadores e três impressoras, duas mesas para reuniões, além de dois armários e um arquivo que acomodam material de consumo, material bibliográfico e documentos que comprovam as atividades do grupo. O grupo de bolsistas desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, em acordo com os princípios filosóficos do programa. Dentre as principais atividades demos destacar: pesquisas individuais dos bolsistas; minicursos para a graduação; projetos de extensão com escolas da rede municipal e estadual de ensino; eventos. O grupo se apresenta como um aliado importante nas propostas pedagógicas do curso de graduação e também oferece contribuições importantes junto ao PPGEP.
- OBSERVATÓRIO DAS CIDADES: É um grupo de pesquisa formado por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), tem o objetivo de compreender as relações espaciais do território brasileiro a partir das dinâmicas urbano-regionais e suas interfaces com o planejamento territorial, políticas públicas, meio ambiente e qualidade de vida. Possui como linhas de pesquisa: 1) Planejamento territorial, meio ambiente e qualidade de vida urbana; 2) Planejamento urbano, políticas públicas e gestão de cidade; 3) Produção do espaço e dinâmicas regionais. Atualmente encontra-se instalado num espaço físico de 50 m2, no Bloco A2, em ambiente climatizado com equipamentos de informática e mobiliário que conferem suporte às pesquisas desenvolvidas pelos discentes do curso de graduação e do PPGEP.
O ICHPO conta ainda com espaços exclusivos para a realização das atividades de pesquisa, alguns destes encontram-se construídos, outros estão aprovados junto ao MCT/FINEP e estão em fase de licitação. São eles:
Ainda quanto aos espaços do Campus Pontal, temos infraestrutura de uso coletivo que atendem as demandas dos cursos de graduação e pós-graduação existentes:
- 3 auditórios
- 2 salas de videoconferência
- 1 laboratório de informática de uso geral
- espaços de integração e lazer
Já no âmbito do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal, contamos com uma sala exclusiva para funcionamento da secretaria e da coordenação do programa, com cerca de 40m², distribuídos entre secretaria e sala da coordenação, contando inclusive com mesa para reuniões. O programa conta ainda com uma sala exclusiva de convivência dos alunos do PPGEP, equipado com computadores e impressora, mesas para estudo e ar-condicionado. Há ainda uma sala exclusiva destinada para a instalação de equipamentos de videoconferência. Por fim, o programa conta também com sala de aula especificamente destinada às aulas do PPGEP no período vespertino, equipada com quadro e projetor multimídia.
Tanto os docentes do programa quanto aqueles que atuam somente na graduação possuem uma sala coletiva de professores que, embora compartilhada, também é utilizada para o desenvolvimento de diversas atividades do PPGEP.